notícias

Sindimiba: atuação forte na representação e crescimento do setor mineral na Bahia

Imagem da matéria

A Bahia ocupa, atualmente, a terceira posição no ranking nacional de produção mineral. Ações estratégicas e estruturantes são algumas das articulações que corroboram para a posição e destaque do estado no setor mineral. O Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos, Pedras Preciosas e Semipreciosas e Magnesita no Estado da Bahia (Sindimiba) é parte significativa desses resultados, tendo em vista sua atuação no fortalecimento e representação à visão do negócio mineração no estado.

Desde sua fundação, em 28 de janeiro de 2010 e, legalmente reconhecido via certidão de registro sindical outorgada pelo Ministro do Trabalho e Emprego, em 24 de março de 2017, o Sindimiba incentiva a integração e o associativismo entre as empresas de mineração e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), identificando assuntos de interesse do setor, atraindo investimentos e sendo parte inteligente no desenvolvimento socioeconômico, com respeito ao meio ambiente através das melhores práticas da indústria.

A Bahia alcançou a marca de 9,7 bilhões no último ano, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e com previsão de investimento de US$ 9 bilhões até 2028. Tendo em vista o faturamento, o setor celebra as boas novas já conquistadas até o momento, numa perspectiva de crescimento potencial. Já são 14 mil postos de trabalho gerados, representando 75% das contratações no estado, em 535 produtoras, números que frente às expectativas, reforçam o desenvolvimento do minerário no estado.

Frente aos avanços da área, o Sindimiba segue protagonista na coordenação, proteção e representação legal das indústrias extrativas vinculadas ao sindicato e sediadas no estado, colaborando e dialogando com os poderes públicos e demais associações e entidades, buscando sempre uma interlocução positiva e participativa, construindo assim, um caminho sólido para atender às necessidades públicas e privadas que permeiam o setor mineral da Bahia.