notícias

O Sindicato de Mineração da Bahia segue buscando parcerias para o desenvolvimento do setor mineral no Estado

Imagem da matéria

O Sindicato de Mineração da Bahia segue buscando parcerias e desenvolvimento do setor mineral no estado da Bahia e por isso intermediou junto ao governo do Estado, através da CBPM, a realização de uma reunião com uma Comissão Russa representando a Empresa Nordgold.

Atualmente a Bahia é o terceiro maior produtor mineral do pais e possui uma diversidade mineralógica e ambiente geológico altamente favorável. O objetivo da reunião foi justamente apresentar para aos possíveis investidores, todo o potencial mineral do estado, as oportunidades e vantagens em investir na Bahia, e reforçar o quanto esta é uma jurisdição amigável para o setor mineral, na qual os órgãos e agências reguladoras se esforçam para o desenvolvimento da mineração. Participaram da reunião, representantes da ANM, FIEB, CBPM e SINDIMIBA e as instituições demonstraram o interesse em apoiar os possíveis investimentos no estado.

A Nordgold, com operações na Rússia, Cazaquistão e na África, destaca-se na produção anual de um milhão de onças de ouro, e são possíveis investidores para o Estado. Segundo eles, a empresa fez uma avaliação planejada e dentro de uma lista com sete países, dos quais escolheu o Brasil que, entre outras vantagens, tem um marco regulatório estável para o setor.

As empresas que pretendem investir na Bahia encontraram um ambiente extremamente favorável, pois tanto a sociedade quando o governo reconhece o papel importante e responsável da mineração de preservar o meio ambiente e desenvolver o estado e as comunidades em que atuamos.

Além da comitiva russa, participou da reunião; o Presidente do Sindicato de Mineração na Bahia; Sandro Magalhães, a Diretora Jurídica da Pan American; Carolina Sampaio, o Presidente da CBPM; Henrique Carballal, o Chefe de gabinete da CBPM; Carlos Borel, O diretor Técnico da CBPM; Manoel Barreto, o Vice- presidente do Conselho de Sustentabilidade da FIEB; Jorge Emanuel Cajazeira, e a Gerente Regional da ANM, Carla Ferreira. Além das secretárias executivas, Ítla Sâmela, Neysa Ribeiro e a tradutora russa; Hanna Karmalita.