quem somos

o sindimiba

Constituído a partir da necessidade de organizar e fortalecer o setor mineral no estado da Bahia, o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos, Pedras Preciosas e Semipreciosas e Magnesita no Estado da Bahia-SINDIMIBA foi fundado em 28 de janeiro de 2010 e legalmente reconhecido através de certidão de registro sindical outorgada pelo Ministro do Trabalho e Emprego, em 24 de março de 2017.

O SINDIMIBA tem sido, desde sua fundação, uma entidade protagonista na coordenação, proteção e representação legal das indústrias extrativas vinculadas ao sindicato e sediadas no estado, colaborando e dialogando com os poderes públicos e demais associações e entidades, buscando sempre uma interlocução positiva e participativa, construindo assim, um caminho sólido para atender às necessidades públicas e privadas que permeiam o setor mineral da Bahia.

Junto às associadas, o SINDIMIBA vem incentivando a integração e o associativismo, identificando assuntos de interesse do setor e promovendo a categoria de forma ativa e esclarecedora junto ao grande público.

A Diretoria Sindical é formada por 15 membros, todos colaboradores das empresas associadas. Além disso, o sindicato tem representação, através de 02 delegados eleitos, no Conselho de Representantes da FIEB – Federação das Indústrias da Bahia, instituição da qual fazemos parte.  O SINDIMIBA é uma entidade privada, sustentada exclusivamente por suas empresas-associados e nenhum dos seus diretores, suplentes, conselheiros fiscais e representantes legais recebem qualquer tipo de vencimentos, remuneração ou vantagens.