notícias

PRIMEIRO WORKSHOP DE PROCESSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA MINERAÇÃO

Imagem da matéria

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) palestrou e orientou os participantes.

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Sindicato de Mineração da Bahia (SINDIMIBA) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), promoveram o primeiro Workshop sobre Processos de Licenciamento Ambiental na Mineração para 31 representantes de 11 empresas associadas ao sindicato que exercem atividades minerárias no estado.

O evento ocorreu gratuitamente na cidade de Salvador, com o objetivo de capacitar e orientar as empresas do setor a constituírem processos de licenciamento ambiental mais qualificados junto ao órgão ambiental, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes no segmento e otimizar as análises dos processos de licenciamento. Como palestrantes estavam o Coordenador de Mineração, Exploração de Produtos de Óleo e Gás Natural do Inema, Antonio Leopoldo Freire, o Técnico da Diretoria de Regulação e Coordenação de Mineração do Inema, Leonardo Santos.

Para Sandro Magalhães, presidente do SINDIMIBA, essa é uma consolidação da parceria entre Sindicato, Inema e FIEB e é um importante passo para transformar a Bahia numa jurisdição mais amigável para o negócio da mineração. “Esse evento faz parte de uma das 11 ações do Planejamento Estratégico do SINDIMIBA e vem para possibilitar uma melhor qualificação do segmento para atender aos processos de licenciamento ambiental de forma mais dinâmica e qualificada” completa Sandro.

Durante o Workshop, foram abordados temas voltados aos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), Plano de Fechamento de Minas (PFM), avaliações sobre impactos ambientais, mitigação, controles e medidas compensatórias, além de descomissionamento e caracterização ambiental.

“Essa aproximação entre o órgão ambiental e as empresas é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do estado. Temos um objetivo comum, que é o desenvolvimento econômico atrelado à preservação do meio ambiente”, pontuou o coordenador de Mineração, Exploração de Produtos de Óleo e Gás Natural do Inema, Antônio Leopoldo Freire.

Estiveram presentes representantes das empresas:  Atlantic Nickel Mineração, Bahia Mineração, Cia de Ferro Ligas da Bahia, Energy Fuels Brazil, Equinox Gold, Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral, Jacobina Mineração e Comércio, Largo Vanádio de Maracás, Magnesita Mineração, Mineração Caraíba (ERO Brasil), Santa Luz Desenvolvimento Mineral.

” Foi um encontro enriquecedor e muito oportuno ao considerar a troca de informações e os desafios do licenciamento ambiental atual. Teve como objetivo principal estreitar e aprofundar os conhecimentos que envolvem todas as fases do licenciamento para a mineração, da pesquisa mineral até as condicionantes e a rotina da licença de operação. ” Afirmou Tiago Mauriz, Gerente Geral de Sustentabilidade – LARGO Resources, um dos participantes do evento.