notícias

Imagem da matéria

08/04/2021

Portal A Tarde

A Bamin (Bahia Mineração S/A) arrematou o trecho 1 da  Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) nesta quinta-feira, 8, em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo. Com o lance de R$ 32,7 milhões, a companhia será responsável pela administração da via de 537 km, entre Ilhéus e Caetité, durante os próximos 35 anos.

A companhia foi a única interessada na administração do trecho, em um leilão sem concorrentes. A Bamin opera a Mina Pedra de Ferro,  no município de Caetité, que depende da conclusão da ferrovia  para que o minério possa ser escoado. A expectativa  é que a mina produza até 18 milhões de toneladas por ano.

“Hoje estamos encurtando a distância entre o presente e o futuro do desenvolvimento da Bahia e do país. A Fiol será importante não só para a mineração, mas também para o agronegócio, além de outras cadeias produtivas. Com a Mina Pedra de Ferro, a FIOL e o Porto Sul a BAMIN contribui efetivamente para impulsionar um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento, alavancando a Bahia ao terceiro maior produtor de minério de ferro do País, comemorou o presidente da Bamin, Eduardo Ledsham.

O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, celebrou o resultado. “A concessão da Fiol vai proporcionar uma mudança no desenvolvimento econômico e logístico do estado. A Bamin, vencedora do leilão, também está construindo o Porto Sul, em Ilhéus, e a conclusão da licitação vai dar um horizonte para que a execução dos próximos passos do porto seja feita de forma paralela à ferrovia”, afirmou.

Gerente de Estudos Técnicos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Kawabe avaliou como positiva a concessão da ferrovia à iniciativa privada. “A concessão do primeiro trecho da FIOL, de Ilhéus a Caetité, resultará em investimentos de R$ 3,3 bilhões nessa ferrovia, que é vital para o desenvolvimento da Bahia. Entendemos que o resultado do leilão foi positivo, por repassar a responsabilidade do projeto à iniciativa privada e ao maior interessado em sua rápida conclusão, a Bamin”.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, parabenizou o Governador Rui Costa, “que foi um árduo defensor para que esta obra chegasse a este ponto”, e também o ex-governador e senador Jaques Wagner, “que foi um visionário e desde o início trabalhou por esta Fiol, trabalhou pelo Porto Sul e foi no seu governo o lançamento dessas primeiras propostas. Junto com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, tivemos a oportunidade de brigar pelo nascimento da Fiol. Esta ferrovia é uma conquista de suma importância para a produção mineral e agrícola em nosso estado. “, destacou.

“Junto com a Ferrovia Centro Atlântica, que espero que os problemas de necessidade de investimentos sejam logo resolvidos, teremos duas grandes malhas do nosso eixo de logística, entregando para a Bahia uma ferrovia capaz de responder aos gargalos que temos hoje na área de logística tanto para mineração quanto para escoamento de produtos no estado. O fato da Bamin ganhar o certame é importante porque na prática já está trabalhando no Porto Sul, que também já está em obras”, completou Pinheiro.

Em nota, Sindicato das Indústrias Extrativas (Sindimiba) afirmou que “a Mineração na Bahia vê com muito orgulho, alegria e satisfação essa conquista. Certamente um marco no desenvolvimento do Estado. É importante ressaltar que para além de impulsionar a indústria no Sul da Bahia, essa é uma conquista decisiva na geração de mais emprego, mais renda e impostos, proporcionando competitividade para as empresas e maior qualidade de vida às muitas famílias baianas.”.

“A construção e a conclusão da FIOL junto com o Porto Sul não é uma iniciativa que vai beneficiar uma única mina e um único setor, é antes um projeto que trará benefícios ao Estado como um todo em seus diversos setores e certamente refletirá em impactos socioeconômicos bastante positivos para o Brasil.”, conclui o Sindimiba.

Carlos Tramm, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa e Mineração (CBPM), classificou o resultado como uma vitória da Bahia. “A vitória da Bamin é também uma vitória dos baianos, deste que é o maior projeto de desenvolvimento econômico do século 21 no nosso estado. Agora temos que continuar lutando para que a FCA [Ferrovia Centro-Atlântica] torne-se também um grande corredor logístico e de desenvolvimento da Bahia.”, disse.

“Neste momento, tenho uma sensação de dever cumprido. Através da Comissão da Fiol [na Alba] destravamos muitas questões que impossibilitavam a continuidade do projeto junto ao TCU, ao IBAMA e outros órgãos, e agora com a subconcessão, a Fiol finalmente terá um importante trecho concluído. Fiol e Porto Sul trarão uma grande mudança no desenvolvimento econômico para o nosso estado “, destacou a deputada estadual Ivana Bastos (PSD).

Confira a matéria completa no Portal A Tarde