Ciente do seu papel na preservação do meio ambiente e no cuidado com as pessoas, a mineração baiana tem construído uma relação de confiança e de respeito com as comunidades e os territórios onde atua. São mais de 18 mil hectares de vegetação preservada ou reflorestada pelas associadas ao SINDIMIBA.
Além disso, todas as associadas ao SINDIMIBA desenvolvem e apoiam projetos de responsabilidade social e ambiental nas comunidades de seus entornos. Esses projetos ajudam as comunidades a se desenvolverem. São mais de 100 projetos realizados ou apoiados em comunidades das regiões onde as mineradoras associadas atuam, beneficiando mais de 110.000 pessoas entre crianças, jovens e adultos (Levantamento SINDIMIBA, 2019).
Por acreditar que preservar a natureza é fator básico para a garantia de um futuro melhor, a mineração baiana trabalha com planejamento, uso otimizado da água e da energia, controle de emissões, aproveitamento máximo de rejeitos e promove o descarte responsável e a reciclagem de insumos.
Hoje já ocorre uma redução de até 93% no consumo de água, de até 70% a emissão de CO², e de até 50% no volume de rejeitos na superfície.
Isto é possível graças aos permanentes investimentos em tecnologia voltados sempre a promover um equilíbrio entre a utilização de recursos e a preservação do planeta, pois a natureza é nossa maior riqueza.
© 2024 Sindimiba | Rua Edístio Pondé, 342, STIEP, Salvador, Bahia 41770-395, BR | infosindimiba@fieb.org.br