Nova diretoria do sindicato de mineração da Bahia toma posse e promete avanços para o setor no estado

O evento, que aconteceu no dia 19 de abril, no Bistrot Trapiche Adega, contou com as presenças de representantes das mineradoras associadas e convidados

Salvador, 24 de abril de 2024 – O SINDIMIBA, representante legal das indústrias extrativas do estado, protagonizou um momento histórico com a cerimônia de posse da sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028. O evento, realizado no dia 19 de abril, no Bistrot Trapiche Adega, contou com a participação de 80 pessoas, entre membros fundadores, autoridades, representantes de empresas associadas, imprensa e outros convidados. A cerimônia marca o início de um novo capítulo na história da organização em atender as necessidades públicas e privadas que permeiam o setor mineral na Bahia.Junto ao presidente Sandro Magalhães, que já foi suplente da entidade e atualmente também ocupa o cargo de Country Manager Brasil & Argentina no grupo Pan American Silver, detentora da Jacobina Mineração, tomaram posse Marcos Monteiro Graciano (Vice-Presidente), Gabriel Martins Preisser Marçal (Diretor Administrativo), Eriberto do Nascimento Leite (Diretor Financeiro), Giselle Christina Neves de Oliveira (Diretora de Sustentabilidade), Ítla Sâmela (Secretária Executiva), Célio Vitor Pereira (Suplente), Antonio Carlos Silva Dias Borges (Suplente), Toniel Ferreira Silva (Suplente), Edvaldo Alves Amaral Junior (1° Conselheiro Fiscal Efetivo), Luiz Eduardo de Freitas (2º Conselheiro Fiscal Efetivo), Tayane Antônia Santana Pessoa (3ª conselheira Fiscal Efetiva), Luânder Rodrigues Peixoto (1º Suplente do Conselho Fiscal), Rafael de Oliveira Cerqueira (2º Suplente do Conselho Fiscal), Antônio Carlos da Silva (Delegado representante junto ao Conselho da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB) e Ana Paula Fonte Mesquita de Oliveira (1ª Delegada suplente junto ao Conselho da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB). 

Sandro Magalhães assumiu o cargo com um discurso vigorante sobre a atuação da mineração e as oportunidades que aguardam a organização nos próximos anos. “A mineração tem uma importância que ultrapassa o valor econômico. E nossa atuação contribui significativamente na nas áreas da educação, econômica e social. O SINDIMIBA, em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) que é comandada por Henrique Carballal, e outras principais instituições seguem atuantes para posicionar a mineração baiana em um elevado nível de geração de renda, desenvolvimento e sustentabilidade, além de promover a transformação na vida das pessoas”, reforça. 

Durante o evento, ficou claro o compromisso do sindicato em reforçar a imagem da mineração perante à sociedade, a busca por agilidade nos processos de licenciamento e segurança jurídica às operações, assim como o fortalecimento com as áreas afins da FIEB (relações sindicais e relações institucionais).

O superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Luciano Giudice Torres, pontuou o crescimento do setor mineral no estado e destacou a atuação do SINDIMIBA. “Chegamos a marca de mais de 15 mil postos de trabalho e com mais de 180 mil famílias envolvidas com a mineração. Para cada 1 emprego na mineração são gerados 11 empregos indiretos. Os números representam uma união de forças e ações decisivas do SINDIMIBA junto às associadas e o Governo do Estado em atuar com pautas importantes de preservação e restauração ambiental, práticas de responsabilidade social e incentivo familiar”, destaca.