A RHI Magnesita, associada do SINDIMIBA e líder global em soluções refratárias, está finalizando a construção do maior forno rotativo do mundo, localizado em sua unidade de Brumado (BA). Com um investimento de R$ 541 milhões, o forno, com 152 metros de comprimento e capacidade para 140.000 toneladas por ano, tem como objetivo consolidar a empresa como uma das maiores fornecedoras globais de matéria-prima para refratários.
Com a operação assistida prevista para abril de 2025, a expectativa é aumentar a produtividade da unidade em 25%, reduzir rejeitos e prolongar a vida útil da Mina de Pedra Preta de 27 para 60 anos. Além disso, o projeto faz parte da estratégia local to local da RHI Magnesita, garantindo maior eficiência e menor impacto ambiental.
A empresa também está investindo em tecnologias sustentáveis, como combustíveis renováveis e captura de CO2, alinhando-se às melhores práticas ambientais e fortalecendo o desenvolvimento de Brumado e da Bahia, além de reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.