Mineração no combate ao COVID-19

Nota do SINDIMIBA sobre o enfrentamento à COVID-19

Salvador, 28 de março de 2020

O combate ao novo Corona vírus é uma árdua tarefa que vem mobilizando o mundo inteiro. Governantes, sociedade civil, empresas e as pessoas em geral precisam unir esforços para vencer este desafio e minimizar seus impactos negativos. A união de todos é muito importante!

Acreditamos que alguns setores precisam continuar funcionando, deles virá o impulso para que os outros possam atuar durante a pandemia e depois que ela passar. É o caso das áreas de saúde, de segurança, das cadeias de suprimento (supermercados, combustíveis, …) e das unidades de produção, como a agropecuária, a indústria e a mineração. Os setores de produção devem reduzir suas tarefas ao essencial, reduzir o número de pessoas trabalhando nas unidades produtivas e estabelecer procedimentos e práticas seguras para os seus funcionários, incluindo nas situações de maior risco de contágio (transporte de funcionários e refeitório). Isso é possível na mineração.

Em nosso dia a dia, já adotamos diversos e rigorosos protocolos de segurança e higiene, mas por conta da pandemia, incluímos mudanças severas em nossas rotinas, como:

• Pessoas acima de 60 anos e com histórico de doença não trabalham nas unidades produtivas;
  • Redução do efetivo nas unidades produtivas, incluindo setores administrativos, e trabalho HomeOffice. Algumas mineradoras reduziram até 56% do seu efetivo no local de trabalho;
  • Comunicação com colaboradores, terceiros e comunidades sobre as medidas adotadas dentro das empresas, com informações sobre prevenção e tratativas;
  • Distribuição de kits de prevenção;
  • Reorganização dos refeitórios, com afastamento de mesas e cadeiras às distâncias de segurança;
  • Aumento na oferta de álcool gel nas instalações das empresas, inclusive nas portarias dos sites, restaurantes, e aumento na quantidade de saboneteiras para lavagem das mãos;
  • Higienização com maior frequência nas áreas de uso comum, bem como dos meios de transporte oferecidos pelas empresas e ônibus (a cada viagem, além da redução de pessoas por ônibus);
  • Suspensão de viagens nacionais e internacionais a serviço, visitas de fornecedores nas empresas e treinamentos;
  • Realização de reuniões por chamadas de áudio e vídeo conferência;

Além disso, o SINDIMIBA, Sindicato das mineradoras da Bahia, contribui com a campanha da FIEB de doação de mais de 100 respiradores para o Estado, auxiliando assim no tratamento dos pacientes acometidos por essa enfermidade. Várias mineradoras estão doando respiradores, itens de segurança diretamente para os municípios onde atuam, além de cooperar com a ações locais.

Sim. Nós da mineração nos importamos com o que está acontecendo. Entramos na guerra contra a COVID-19 reestruturando nossas operações e adotando novas medidas para combater a pandemia.  Nós não podemos parar, porque nosso trabalho fornece materiais imprescindíveis para diversos segmentos da sociedade, mesmo neste momento de quarentena.

Se pararmos, podemos “desengrenar” o desenvolvimento do país, já tão comprometido por conta da pandemia. A mineração é uma importante locomotiva que faz a economia girar.

A Bahia é o segundo maior gerador de empregos no setor mineral do país. Somente no início deste ano, uma única mineradora presente no Estado abriu cerca de novos 900 postos de trabalho. São famílias que se somam às mais de 14.800 famílias que precisam da mineração para se manter. Também por elas, precisamos continuar. Estamos fazendo nossa parte.

Trabalhando e ajudando as comunidades no combate a este vírus. Unidos vamos vencer.

SINDIMIBA
Mineração na Bahia

Confira nossa série de vídeos com dicas de saúde para o combate ao COVID-19:

Mineração baiana na COVID-19- Conexões

A pandemia nos isolou. Mas este isolamento nos conectou ainda mais. E a mineração baiana faz possíveis muitas destas conexões. Confira neste vídeo da nossa série.

Mineração baiana na COVID 19 - Tesouros

Estamos vivendo um período cheio de incertezas, mas que tem nos revelado tesouros da vida antes ofuscados pelo cotidiano. E os minérios baianos estão conosco em diversas situações. Confira neste vídeo.

Dicas de saúde- Vídeo 1

Neste vídeo, a psicóloga Ariana Queiroz (CRP 2003800) traz dicas para cuidarmos da saúde mental neste período.

Dicas de saúde- Vídeo 2

Neste vídeo, o doutor Pedro Falcão (CRM BA 10212), traz dicas de cuidados que podemos ter para nos prevenirmos do Corona Vírus.

Mineração baiana na COVID-19- Quebra cabeça

A solução para o Corona vírus é um grande quebra cabeça que o mundo vem tentando desvendar intensivamente. E a mineração é essencial nessa resolução. Confira neste vídeo.

Dicas de saúde- Vídeo 3

Neste vídeo da nossa série, a nutricionista Tatyana Lopes (CRN 5 4833), fala sobre a importância da boa alimentação para a melhoria da imunidade e alimentos que podem nos ajudar a reforçar o organismo.

Dicas de saúde- vídeo 4

Continuando a nossa série sobre dicas de saúde neste período de pandemia, o doutor Glilson Boaventura (CRM 26376), nos traz dicas importantes sobre os cuidados que devemos ter quando voltarmos da rua, caso precisemos realmente sair.

Mineração baiana no combate ao COVID 19 Video 5 - Dicas de saúde

No quinto vídeo da nossa série, a enfermeira Emília Cruz (COREN 382.710), nos traz dicas sobre como usar um item importantíssimo destes tempos de pandemia: a máscara. Confira!

Mineracao Baiana no combate a COVID 19 -video 6 - Dicas de saude mental II

Seguindo a nossa série de dicas para prevenção e manutenção da saúde durante a pandemia, a Psicóloga Laís Oliveira (CRP 304.196), traz mais dicas de como mantermos bem a saúde mental. Confira!

Mineração baiana no combate a COVID 19 - Vídeo 7 - Dicas de saúde

A pandemia não acabou. E nesse momento em que muitas cidades baianas estão retomando suas rotinas, é muito importante lembrarmos dos cuidados básicos para continuarmos nos protegendo do contágio do Corona Vírus. Neste vídeo da nossa série, o Doutor Marcos Cerqueira (CRM BA 19.765) nos recorda sobre os mais importantes cuidados que devemos ter na prevenção ao COVID-19. Confira!